3D: Escaneando um modelo feito de Lego com leite e uma webcam

A idéia parece ser estranha, mas funciona.

Friedrich Kirschner criou esse método de escanear modelos usando somente uma Webcam, uma vasilha, um modelo feito em Lego e leite.

O processo é simples: coloca-se o modelo dentro da vasilha e vai se adicionando o leite aos poucos (isso ta parecendo receita de bolo!). A webcam fica fixada em cima da fasilha. Após cada vez que se adiciona o leite, ele tira uma foto do modelo. É um processo trabalhoso mas o resultado vale a pena.

Veja o vídeo de como essa encrenca processo foi feito.

One Comment.
  1. São idéias simples como este que podem criar coisas mais complexas. Um processo parecido é usado para criar modelos 3D com tomografia computadorizada e ressonância magnética. A tendência em imagem na área de cardiologia é a visialização 3D em tempo real (ou melhor 4D pois vc “vê” o coração batendo) sobrepondo imagem de cintilografia computadorizada. Assim é possível vêr a anatomia, sua função e como modifica dinamicamente.
    Outro exemplo é o microscópio de tunelamento, hoje é usado para criar nanomáquinas e nanotecnologia.
    Um célebre exemplo de simplicidade e criatividade foi após o fim da URSS e conseqüente união da Alemanha. Foi analizado o sistema de mira guiado pelo capacete (basta olhar para o algo e atirar) do MiG-29: enquanto os americanos usavam um sistema complexo de computadores, pesado, dífícil de aprender a usar e custando dezenas de milhares de dólares; os russo criaram um sistema com um par de emissores de infravermelho e receptor no capacete (algo parecido q o Nitendo Wii usa no controle) custando algumas dezenas de dólares e tão fácil de usar como um controle remoto de TV!

Comments have been disabled.