Cuidados na atualização para o WordPress 2.8

Saiu ontem a atualização para o WordPress 2.8. Porém essa versão parece que está dando dôr de cabeça pra um monte de blogueiros (inclusive eu). Depois de dançar o miudinho por algumas horas, consegui atualizar meu blog para o 2.8 e vou passar algumas dicas para que seu upgrade seja o mais tranquilo possível :)

Faça Backup de Tudo Antes!

Bom, antes de fazer qualquer coisa, faça um backup de tudo o que você tem ai. Base de dados, posts, temas, uploads… Enfim tudo.

O que recomendo é duplicar a pasta onde está instalado o seu blog e renomear ele para “blog-velho” por exemplo. Isso vai te salvar de vários apuros.

Atualização Automática

O que estava funcionando muito bem nas versões anteriores, nessa aqui está dando uma canseira: Atualização Automática. Eu fiz o upgrade me utilizando desse recurso, mas ele quebrou todo o blog. Pelas pesquisas que fiz, isso ocorre por causa de incompatibilidade de uma série de plugins. De qualquer forma, fuja da atualização automática e faça o upgrade manualmente.

Fazendo o Upgrade do WordPress de Forma Segura

Faz um bom tempo, eu escrevi um artigo a respeito de como se fazer um upgrade de forma segura no WordPress. Recomendo que dêem uma olhada, ele continua me salvando muito tempo.

Corrigindo os Problemas de Codificação de Caracteres

Após a instalação vi que a codificação UTF-8 não estava configurada corretamente. Isso acaba gerando textos com caracteres estranhos. Para corrigir abra o arquivo wp-config.php e mude a linha 31 que tem o seguinte conteúdo:

define(‘DB_CHARSET’, ‘utf8′);

para:

define(‘DB_CHARSET’, ‘utf-8′);

E o problema é corrigido :) Esse problema só ocorre se você fizer uma instalação limpa ou utilizar o arquivo wp-config-sample.php que vem com essa versão do WordPress.

E quem é o culpado afinal?

É dificil de crer que essa versão do WordPress tenha vindo com tantos bugs e problemas. Mas a final quem é o culpado dessa versão estar tão instavel? Acredito que não seja culpa do pessoal que trabalhou no WordPress, (tirando a falha do UTF-8, mau Sapão… mau Sapão) mas sim dos desenvolvedores de plugins, que não atualizaram seus produtos para suportar o 2.8. Agora estou rodando o WordPress com uma instalação bem espartana, somente com o plugin nextGEN que, aparentemente, foi um dos poucos que foram testados nesse release.

E você, teve algum problema pra instalar essa versão do WP?  Deixe um comentário.

15 Comments.
  1. Olá Evandro,

    Muito oportuna a iniciativa de divulgar a melhor maneira de atualizar o WP a todos os usuários.
    Como não possuo um domínio próprio, dependo da versão disponível no WP.
    Tirando os bugs que começaram a pulular no CMS a partir da versão 2.6 (se não me engano), a única coisa que me aborrece, como tradutor de software livre, é justamente a tradução incompleta de alguns módulos do sistema.
    Dessa forma, usuários que não dominam a língua de Shakespeare devem estar apanhando um pouco ou reclamando da qualidade do CMS — que cá entre nós, caiu consideravelmente, apesar das ferramentas embutidas por padrão e do ótimo design.

  2. Evandro, eu não tive maiores problemas para autalizar meu blog, mas estou com problemas na página de widgets ( na verdade em todo o wp-admin ) que onde deveria as opções para baixo quando clicada nas “setinhas para baixo ao lado dos objetos” … estas não abrem mais.. e nao consigo editar as opções dos widgets… e nem consigo mais arrastar os items para adicionar/remover da barra.. hhehehe
    Barbaridade….

  3. Em dois blogs tive problemas. No Dicas do Timoneiro (com.br) os widgets de texto desapaareceram e não podem ser recriados. A nova versão não aceita, pelo menos no tema que estou usando.

    Nop Alma Carioca (.net) o blog saiu do ar assim que instalei. Houve um problema no htacess, só corrigido hoje.

    Se fosse possível, retornaria ao 2.7 e esqueceria o 2.8. Só me trouxe problemas.

  4. A impressão que dá é que ítens básicos não foram testados. Uma lástima.

  5. Atualizei automaticamente e não entrava mais na área administrativa, a culpa foi do plugin TinyMCE que não está preparado para o 2.8.
    A culpa das incompatibilidades é sempre dos desenvolvedores dos plugins…

  6. Actualizei a minha Plataforma Wodpress para 2.8 a partir dai sempre que coloco para ler o post todo, aparece esta mensagem: Sorry, no posts matched your criteria.

    Gostava de saber o que se passa, ainda por cima não fiz copia de segurança

    http://redefoca.myweblive.net/blog

  7. Pesquisei acerca do problema e reparei muitos comentários a dizer que os plugins é que na sua maioria faziam as convergências devido a falta de actualização e não estarem de acordo com a nova versão, desactivei todos os plugins que tinha e para além de reparar que a página abria mais depressa, também recuperou funções que já não tinha (theme), pois bem, o problema era do plugins Yet Another Related Posts Plugin.

    Espero ter ajudado caso tenham o mesmo problema ou semelhante.

    Obrigado, foi graças a você!

  8. Atualizei meu blog e no começo parecia tudo perfeito, porém quando fui utilizar os widgets tive uma surpresa. Agora, eu não estou conseguindo adicionar novos widgets nem alterar os que já foram colocados, alguém sabe o que pode estar acontecendo?

  9. Danilo,

    Cada caso é um caso. Eu consigo alterar os widgets, mas o widget ‘texto’ não existe mais. Assim, não posso colocar anúncios, fotos, textos, etc. O widget ‘text’ não permite qualquer alteração. Logo, não funciona.

  10. Problema na Categoria: Eu atualizeiu automaticamente e todas as minhas categorias sumiram da barra lateral do blog e internamente no painel de administração, na aba cateoria não aparece nenhuma, mas na aba CATEGORIAS MAIS USADAS aparecem todas [ loucura, loucura, loucura] daí eu dinha um backup do banco de dados, apaguei o BD velho e carreguei de novo mas nao adiantou, atualizei outro blog meu e deu na mesma, não adianta tentar criar as categorias novamente pois aparece uma mensagem dizendo que a CATEGORIA JA EXISTE, o problema deve ser no meu host que é free, ainda não encontrei solução e estou sem as categorias, todos os meus posts se desvincularam de suas categorias e ficaram em SEM CATEGORIA.

  11. Alguns dos meus plugins

    dingshow
    NextGEN
    Subscribe To Comments

    E todos funcionando perfeitamente até então! :D

  12. Nos meus blogs o único problema que ainda tenho é com relação ao ajax. nenhum plugin que utilize ajax está funcionando, mais alguém com esse problema?

  13. Help! Acabei de instalar o WP 2.8 e o blog está ok. Porém, não consigo fazer login para a áera de administração. Coloco login e senha e não loga. Nem IE nem Firefox. Já tentei de tudo.

  14. Acabei de atualizar meu blog para a versão 2.8 e, para minha surpresa, os widgets não funcionam! Costumo ser do tipo que “em time que tá ganhando, não mexe”, mas como todo mundo falava bem, achei que estava realmente tudo bem. Doce ilusão.
    Li o post e vi os comentários, mas, plo visto, ninguém ainda descobriu como fazer os widgets funcionarem, né?
    Assim que descobrirem, avisem, por favor.
    Grata.

  15. Bom, foi de muita ajuda a dica sobre o UTF-8, estava me dando uma dor de cabeça já. O resto para mim funcionou bem após a atualização. Utilizei a opção automática.

Comments have been disabled.