Muxtape fechado pelo RIAA e Pandora na berlinda.

A algum tempo eu tinha achado um site chamado Muxtape. Lá você fazia o upload de músicas e montava uma fita virtual. O serviço era bem bacana.

Era, pois a RIAA conseguiu fechar o site “temporariamente”. O problema: pagamento de taxas, vulgo direitos autorais.

Esse problema também ameaça um outro site que tinha um serviço de radio on-line: o Pandora.

Ao menos aqui no Brasil, os podcasters conseguiram uma forma de lidar com o problema. A ABPOD (Associação Brasileira de Podcasters) conseguiu um acordo com o ECAD que permite que os produtores de podcast paguem um valor mínimo de taxas.

Aqui o ECAD entendeu que esse pode ser um novo filão para ser explorado. Nesse aspecto estamos muito bem, obrigado. Bem diferente dos americanos.

Será que a indústria da música não vai cair em si e sacar que todos esses serviços acabam por divulgar ainda mais os trabalhos dos artistas e, conseqüentemente, das gravadoras? Dificilmente.

Quanto ao Muxtape e o Pandora, só nos resta esperar pra ver o andar da carruagem…

4 Comments.
  1. O problema é que a indústria não quer divulgação do artista – quem quer isso é o próprio artista! A indústria quer mesmo é dinheiro.

  2. evandrolinux

    Não faz muito sentido Henrique. As gravadoras precisam divulgar os artistas, senão não ganham grana com cds… Artista ganha dinheiro com Show e Propaganda.

  3. Mas nesse caso dos sites, eles não querem essa “publicadade gratuita” pela Internet, querem mesmo é que paguem os direitos. Eles mal entendem o que é a Internet, na verdade, tem um pavor dela, pois é onde as coisas escapam ao controle da indústria e eles perdem (deixam de ganhar) $$$.

    A publicidade mesmo é feita nos meios tradicionais: rádios, programas de TV, etc… aquela publicidade nojenta de sempre. São poucas gravadoras que enxergam a Internet como um meio de divulgar bandas. A maioria da divulgação online de bandas, é feita pelas próprias bandas – vide Radiohead, Nine Inch Nails, e dezenas de bandas indie que apareceram primeiro no MySpace, youTube, etc.

  4. evandrolinux

    Na verdade a unica gravadora que vi que faz alguma coisa via internet é a Trama Virtual. De resto, só ações das próprias bandas como você mesmo disse. Uma coisa: o Radiohead e o Nine Inch Nails, cairam fora das gravadoras. Eles querem saber de eles próprios produzirem seus discos (que venderam bem pra caramba, diga-se de passagem)

Comments have been disabled.