Usando o Ubuntu para fazer backup de documentos no Windows

Imagine o seguinte: sua pasta de documentos no Windows mais de 40 gigas de documentos e afins, você quer fazer um backup para um HD externo.

Até ai sem problemas, o problema ocorre quando o Windows acha um arquivo que tem algum problema para ser copiado. A partir daí o sistema simplesmente pára a cópia. Esse comportamento do Windows é terrível pois faz te obriga a fazer duas coisas:

1) procurar o arquivo problemático e removê-lo, se for o caso.

2) iniciar novamente, do zero, a cópia de toda a pasta. E convenhamos, copiar mais de 40 gigas já demora, imagina 120 ou mais!

Podem até existir outras formas para fazer esse backup de uma forma mais amiga no Windows, mas sinceramente não estou interessado nisso. Eu quero fazer isso de uma forma rápida e eficiente. Pra fazer isso sem frescuras eu uso o CD do Ubuntu. O processo é fácil e tranquilo:

Primeiramente, coloque o CD do Ubuntu no drive da máquina que quer fazer o backup. Inicie o Ubuntu.

Com o Desktop do Ubuntu já aberto, conecte o drive externo. No meu caso eu usei um Drive externo USB. O Ubuntu reconheceu ele sem problemas.

No meu caso, o Ubuntu não reconheceu a partição Windows. Pra corrigir isso abra o terminal e digite:

sudo mkdir /media/win

Esse comando cria o diretório win, onde será montado a partição Windows.

sudo mount -t ntfs-3g /dev/sda2 /media/win -o force

Esse comando monta uma partição NTFS se a sua partição for FAT mude a opção -t ntfs-3g por -t vfat.

Uma outra observação: a partição do meu C do meu Windows fica em /dev/sda2, para descobrir qual é a partição correta do seu HD use o aplicativo Gparted. Digite no terminal:

sudo gparted

Ao abrir ele lista as partições criadas no HD, verifique qual representa a partição onde está os seus documentos.

Montada a partição Win, é só prosseguir com a cópia. Ela pode ser feita de várias maneiras: Usando o cp, rsync ou o próprio gerenciador de arquivos do Gnome, o Nautilus.

Eu prefiro fazer tudo via terminal mesmo usando o comando cp. Abra o terminal e digite:

cd /media/win/Documnts and Settings/Usuário

cp -Rfv /Meus Documentos/ /Media/HDExterno

A opção -Rfv diz ao comando para copiar Recursivamente de modo forçado e que o processo seja mostrado no terminal. Essas opções evitam que a cópia seja parada por algum tipo de falha do arquivo, burlando a falha do Windows.

Qualquer dúvida ou sugestão deixe um comentário.

3 ideias sobre “Usando o Ubuntu para fazer backup de documentos no Windows

  1. Jacques

    Legal o artigo cara.

    So fzendo um adendo pode-se utilizar tmb o rsyn que ‘e um protocolo que sincroniza diretorios de acordo com datas e modificacoes dos arquivos e existe alguns clientes para windows para montar o servidor rsync e sincroinzar com clientes. Ou usar o FreeNAS
    abraz

  2. Paulo Henrique Chirnev

    em mas como eu faço o backup da unidade c usando o sistema ubuntu live (cd) e por na unidade d (dados) para que eu possa formata e instalar o ruindows xp de novo.

  3. evandrolinux Autor do post

    Você vai ter que montar a particão D da mesma forma que montou a partição C. A partir daí você pode copiar os dados sem problemas.

    Abraço!

Os comentários estão fechados.